O presidente lidera reuniões, indica comissões permanentes e especiais e atua como membro ex officio em todas as comissões. Além disso, deve identificar habilidades e interesses dos sócios e incentivá-los a participar em projetos.
Após ser nomeado presidente, deve, antes de sua posse:
●Estudar os documentos estatutários do Interact. (link abaixo)
●Reunir-se com o atual presidente para avaliar documentos e discutir atividades em andamento.
●Reunir-se com o conselho diretor entrante para avaliação dos projetos em andamento e planejamento de futuras atividades.
●Decidir a permanência e extinção de comissões e sugerir outras.
●Nomear presidentes para as comissões, com base em suas qualificações pessoais e experiência no Interact, e discutir com eles a seleção dos demais integrantes destas.
E depois de sua posse:
●Programar a agenda das reuniões, pauta e duração, com tempo inclusive para a apresentação de relatórios de dirigentes e comissões.
●Monitorar a expansão e desenvolvimento do quadro social. Manter o equilíbrio entre as faixas etárias e cultivar o interesse dos sócios oferecendo-lhes oportunidades para participar e emitir opiniões.
●Utilizar a criatividade ao preparar a programação, de acordo com a agenda do clube, de forma que atenda ao interesse da maioria (por exemplo, palestrantes, painéis de debate, passeios e entretenimento). A programação deve sempre ser preparada com antecedência.
●Delegar tarefas, o que incentivará o desenvolvimento das aptidões dos demais líderes e favorecerá a descentralização.
●Manter-se em contato permanente com o conselheiro rotariano ou conselheiro escolar e com o presidente da comissão distrital do Interact.
●Atualizar os dados de contato do Clube (link abaixo)
LINKS:
-
Atualizar dados do Clube-
Documentos estatuários-
Baixar Pauta